domingo, 13 de outubro de 2013

RESPOSTAS CATÓLICAS: A questão óbvia é: Por que necessitamos que outros intercedam por nós? Por acaso o Criador do universo necessita do auxílio de homens e mulheres mortais para colocar o Pai a nosso favor?


Prezados irmãos e irmãs,Pax Domini!

Recentemente em nosso Apostolado Virtual,em uma sala de bate-papo,tive uma oportunidade de acompanhar os comentários de uma pessoa que tinha por apelido:”Católico nunca mais” 

Sinceramente acredito eu,que para esta pessoa usar um apelido como este,desconhece,não teve a oportunidade ou simplesmente não quer conhecer melhor a Fé Católica. mas,como o mesmo não conversou diretamente comigo sobre o assunto e sim lançou ao longo da sala de bate-papo mensagens aonde ignora a Fé Católica,então estaremos aqui neste artigo respondendo sobre esta questão que também causa inquietação no coração de muitos católicos sobre a questão da doutrina da intercessão dos santos.

Citarei aqui,alguns comentários do mesmo no bate-papo sobre o assunto:
A questão óbvia é: Por que necessitamos que outros intercedam por nós? Por acaso o Criador do universo necessita do auxílio de homens e mulheres mortais para colocar o Pai a nosso favor?

Primeiramente é bom deixar claro que: Jesus Cristo é o nosso único mediador junto de Deus,enquanto,sendo verdadeiro Deus e verdadeiro homem,só ele,em virtude dos próprios merecimentos,nos reconciliou com Deus e dele nos obtém todas as graças.Mas a Santíssima Virgem e os Santos,em virtude dos merecimentos de Jesus Cristo,e pela caridade que os une a Deus e a nós,auxiliam-nos com a sua intercessão a alcançar as graças que pedimos.e este é um dos grandes bens da comunhão dos Santos.(Catecismo Maior de São Pio X,368)

Deus absolutamente não necessita de intermediários. Entretanto, Ele quer usar intermediários:

01-porque não convém à suprema autoridade fazer tudo. Como diz Aristóteles, convém que o senhor mande e que o escravo obedeça. Por isso Deus sempre atua através de seus anjos e dos homens.

2) Deus quer utilizar intercessores junto a ele, não porque seja limitado ou necessite absolutamente disso, mas porque quer que os homens se ajudem mutuamente.
03-Com efeito, Deus poderia salvar cada homem falando-lhe no íntimo da alma. Ele normalmente não faz isso, mas fundou uma Igreja para salvar os homens por meio dela. Assim, se entende porque Ele disse aos Apóstolos: "Ide e ensinai a a todos, batizando-os, em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo". Ele poderia ensinar diretamente a cada um, repito. Não o faz. Ordenou aos Apostolos que ensinem e batizem a todos em seu Nome. Assim, Ele quer nos salvar usando alguns de nós para salvar outros, a fim de que cada homem possa cooperar na salvação de seu próximo. Desse modo, Ele nos permite que exerçamos a caridade de modo mais perfeito, cooperando com a graça de Deus ao fazer apostolado.

Deus gosta que se o invoque por meio de outros mais santos do que nós. Já no Antigo Testamento se lê que Coré, Datan e Abiron quiseram tratar diretamente com Deus recusando a intercessão de Moisés. Eles foram punidos por Deus por causa disso. Coré foi devorado por fogo que caiu do céu e Datan e Abiron foram engolidos pela terra como todos os seus familiares e bens. Também Deus disse aos amigos de Jó:
“procurai, pois, sete touros e sete carneiros, vince ter com o  meu servo Jó e oferecei por vós esse holocausto  e o meu servo Jó intercederá por vós; " (Jó 42,8)

E também:

Devolve Agora, a mulher deste homem que é profeta,e ele rogará por ti para que conserves a vida” (Gen 20, 7)

"Entretanto levantando-se uma murmuração do povo contra o Senhor, como de quem se queixava de fadiga. O Senhor, tendo ouvido isso, irou-se. E o fogo do Senhor, aceso contra eles, devorou uma extremidade do acampamento. O povo tendo chamado Moisés, Moisés orou ao Senhor e o fogo extinguiu-se" (Num XI, 1-3. Grifos meus).

Estes são alguns exemplos bíblicos de Intercessão!

Conforme a Palavra de Deus nem é santo nem salutar orar pelos mortos. Os Cristãos são instruídos a orar pelos vivos, e não há exemplo algum de Cristãos orando pelos mortos. Mais uma tradição de homens.
Antes de orar por um amado morto, por favor, entenda que estas regras são todas feitas por homens. Deus nunca lhe pediu para orar pelos mortos, nem prometeu que isso lhes faria bem algum.

Isso não é verdade. Vejam só meus caros irmãos o que  São Paulo, na 2ª Epístola a Timóteo, cap.1, vers.18, assim ora a Deus pelo amigo Onesíforo:

Que o Senhor lhe conceda a graça de obter misericórdia do Senhor naquele dia?.(2 Tm 1,18)

Comparando os vers. 15 a 18 do cap. 1º, com o vers. 19 do cap. 4º desta mesma Epístola, vê-se que Onesífero já era morto, porque nestes textos, S. Paulo se refere nominalmente a outras pessoas, e quando seria o caso de nomear Onesíforo, seu grande amigo e benfeitor, ele não o faz, mas só se refere ?à casa? e ?à família de Onesíforo?. Daí se conclui que ele não era mais do número dos vivos. E S. Paulo reza por ele, pedindo que o Senhor tenha dele misericórdia.

E também:

“Quando tu oravas com lágrimas e enterravas os mortos, quando deixavas  a tua refeição e ias ocultar os mortos em tua casa durante o dia, para sepulta-los quando viesse a noite, eu apresentava as tuas orações ao Senhor?. (Tobias 12,12)

Lendo o livro de (Jó 1,18-20) podemos ver que seus filhos foram purificados pelo sacrifício oferecido pelo seu pai. Como duvidaremos de que nossas oferendas pelos mortos lhes proporcionem alívio? Portanto demos nossos sufrágios àqueles que já se foram e por eles ofereçamos nossas preces.

Ler ainda na Bíblia: (1 João 5,16-17) (Eclesiástico 38,16-24) (Tobias 4,18)
E para concluir,como não poderia faltar:

"Em seguida, fez uma coleta, enviando a Jerusalém cerca de dez mil dracmas, para que se oferecesse um sacrifício pelos pecados: belo e santo modo de agir, decorrente de sua crença na ressurreição, porque, se ele não julgasse que os mortos ressuscitariam, teria sido vão e supérfluo rezar por eles. Mas, se ele acreditava que uma bela recompensa aguarda os que morrem piedosamente, era esse um bom e religioso pensamento; eis porque ele pediu um sacrifício expiatório para que os mortos fossem livres de suas faltas" ( II Mac 12, 43-46)

Portanto, os católicos rezam pelos mortos, porque, com a Bíblia e toda a tradição, desde os tempos apostólicos, crêem na existência do Purgatório.Logo o Protestante está errado!

Prezados Irmãos e Irmãs,do Apostolado Defesa Católica,Esperamos que tenha claro sobre este assunto.mas caso se tenha ainda dúvidas,nos escrevam que teremos prazer em respondê-los!

Ad Majorem Dei Gloriam,

EDGAR LEANDRO DA SILVA

Sem comentários:

Enviar um comentário