quarta-feira, 16 de novembro de 2011

COMENTÁRIOS: "CAMPANHA PELA MISSA DE SÃO PIO V EM CARUARU"


“CAMPANHA PELA MISSA DE SÃO PIO V EM  CARUARU”



Foi com este título que em 24/03/2008  até 28/08/2009 Iniciou pelo Apostolado Defesa Católica,a Campanha pela Missa de São Pio V aqui na cidade de Caruaru.
Durante  um ano e cinco meses,Nossa Campanha foi á luta discretamente em busca de conseguir adeptos para esta Santa Missa,já que a Campanha tinha uma meta de conseguir no mínimo 100 pessoas.
Infelizmente por culpa do próprio povo de Deus Nós não conseguimos atingir a nossa meta,o que fez com que houvesse um desgaste na campanha o que acabou ocasionando o seu fim.Mas em Nosso Apostolado estamos e estaremos sempre rezando por esta Santa Missa,para que em outras Dioceses possa Todo o Povo de Deus  (principalmente os jovens) poder conhecer,assistir e valorizar esta Santa Missa que faz parte da tradição Católica.

Por isso queridos irmãos e irmãs,O blog do Apostolado Defesa Católica,Que Valoriza TODA a Tradição Católica,Esta Publicando o longo deste mês de Novembro artigos Da Missa de São Pio V e a partir de hoje mas especificamente artigos que foram feitos e lidos ao longo da campanha da Missa de São Pio V. 
Mas ao mesmo tempo queremos deixar claro que o artigo abaixo assim como outros que poderão vir,não significa uma nova tentativa nova de fazer uma Campanha como esta,não é de nossa intenção mais,a não ser que alguém na cidade tenha a intenção de fazer, neste caso poderemos até ajudar,mas jamais estar a frente de uma Campanha como esta novamente.


CAMPANHA PELA MISSA DE SÃO PIO V EM  CARUARU



Introdução

O que é a Missa de São Pio V?

Quem Foi São Pio V?

Os Papas e o Latim na Missa

Alguns Motivos do Latim na Liturgia


Conclusão


Introdução


Prezados Irmãos e Irmãs,

Salve Maria!

Não é incomum que os católicos de hoje pensem ser um absurdo rezar a Missa em Latim. Comumente, pensam ser uma nostalgia, algum apego sentimental qualquer ao passado, como se essa fosse uma questão de pouca importância, da qual a Igreja poderia abrir mão para se adaptar aos tempos. Todavia, a questão do Latim na Igreja não está relacionada ao tempo. Nem ao lugar. Nesta questão, como nas outras, não é a Igreja que deve se adaptar ao homem, mas o homem que deve se adaptar à Igreja O que fundamenta a utilização do Latim na Igreja são aspectos doutrinários, que contribuem, portanto, para a santificação dos próprios fiéis. E não são fundamentos elaborados nesses tempos recentes em que o latim anda tão esquecido, neste momento de crise em que passa a Santa Igreja atualmente.

Em 08 de Setembro de 2006,Nasce o Instituto Bom Pastor,Instituído pelo Cardeal Dario Castrillon-Hoyos,que representou o Papa Bento XVI na ocasião,logo é Instituto Pontifício,que tem sede na Arquidiocese de Bordeaux na França,aonde lá eles tem um Seminário,e ainda casas no Chile, Colômbia,e em Roma.O seu fundador e Superior-Geral é o padre francês  Philippe Laguérie.Neste Instituto os padres Rezam apenas a Missa Tradicional ou seja a Missa de São Pio V em Latim.e além deste Instituto,existem também outras instituições dentro da igreja com autorização para celebrar apenas neste Rito,(que no caso é o Rito Tridentino)como a Fraternidade Sacerdotal São Pedro e a Administração Apostólica São João Maria Vianney na cidade de Campos No Rio de Janeiro.

Em 07 de Julho de 2007,o Papa Bento XVI publicou um  Motu Próprio  chamado  “Summorum Pontificum” liberando universalmente a celebração da Missa de São Pio V aonde os Padres de todo o mundo,poderão reza-la sem precisar pedir autorização aos Bispos Locais.assim Disse o Santo Padre em  sua carta aos Bispos:

Art 2: Para a celebração segundo um ou outro Missal, um sacerdote não requer de nenhuma permissão, nem da Sé Apostólica nem de seu Ordinário.

 E no dia 14 de Setembro de 2007,a liberação da Santa Missa Tridentina entrou em vigor.

Assim sendo muitos padres em várias cidades No mundo e aqui no Brasil também, aderiram ao Motu Próprio do Papa,e estão rezando a Missa Tridentina.Na cidade do Recife por exemplo,Todos os Domingos ás 11:00 na igreja Matriz de São Sebastião e de São Cristóvão,no Bairro da Imbiribeira tem a Missa de São Pio V.

Sendo assim caros irmãos e irmãs na Fé,Baseando-se  neste Documento do Santo Padre Bento XVI  e valorizando a Missa Tradicional da igreja é que eu resolvi juntamente com alguns amigos, fazer uma pequena campanha aqui na cidade de Caruaru,para podermos ter em uma de nossas igrejas, também a Missa de São Pio V em latim.

Em Outubro de 2007,eu mandei algumas cartas aos Padres daqui de Caruaru,pedindo Tal Missa.Agora chegou a vez do Laicato!Estaremos á procura de pessoas que sejam simpatizantes a esta Missa,para que juntos possamos formar um grupo grande de  simpatizantes(100 pessoas) na cidade e assim termos como mais facilidade,esta Santa Missa,que é um tesouro da Liturgia Tradicional.

O que é a Missa de São Pio V?

A Missa de São Pio V, também chamada Missa tridentina, ou até Missa Tradicional , é o rito da Igreja codificado no Concílio de Trento (século XVI) Pelo Papa São Pio V,unificando os diversos ritos da Missa, sem porém alterar o que de mais elementar existia na liturgia desde o começo do Cristianismo.Esta Missa é celebrada em Latim com o sacerdote de frente para o altar.Este Rito foi o único utilizado por toda a igreja Católica de Rito Latino,até a Reforma Litúrgica ordenada pelo Concilio Vaticano II.(1962-1965)

Quem Foi São Pio V?
Antonio Ghislieri (PIO V),foi Papa da igreja Católica entre 1566 até 1572.

Sob o Influxo do Concilio de Trento,promoveu amplas reformas:entre elas relembra-se a obrigação da residência para os Bispos,a clausura dos Religiosos,o celibato e a santidade de vida dos sacerdotes,as visitas pastorais dos Bispos,o incremento das missões e a correção dos livros litúrgicos.

E Através da Bula “Quo Primum Tempore” de 14 de Julho de 1570, ele codificou o Missal Romano, estabelecendo um único rito para a Igreja Latina,ou seja o Rito Latino.

Faleceu no dia primeiro de Maio de 1572.Foi beatificado pelo Papa Clemente X,no dia 27 de abril de 1672

E Foi Canonizado pelo Papa  Clemente XI,no dia 22 de Maio de 1712.


Os Papas e o Latim na Missa

A importância do latim se vê pelas palavras de alguns Papas:
"A Língua Latina é a língua própria da Igreja Romana" (Papa São Pio X, Inter Pastoralis Officii, 22/11/1903)
 “o uso da língua Latina é claro e nobre indicio de unidade e um eficaz antidoto contra todas as corruptelas da pura doutrina”(Papa Pio XII,Enciclia Mediator Dei)

“que o antigo uso da língua latina seja mantido,e onde houver caído quase em abandono,seja absolutamente restabelecido ninguém por novidade escreva contra o uso da língua latina nos sagrados ritos da liturgia (Papa João XXIII,Encíclica Veterum Sapientia)

“O latim exprime de maneira palmar e sensível a unidade e a universalidade da igreja”(Papa João Paulo I,discurso ao clero Romano)


Alguns Motivos do Latim na Liturgia

Um dos principais motivos para que o povo,não aprove o uso do latim na Missa é simplismente porque dizem não entender esta lingua.estranho que centenas de anos,celebrou-se a Missa em latim,e o povo não deixou a Igreja por isso...
O latim, fala muito à alma. Na Missa não precisamos entender as palavras, precisamos entender é o que está acontecendo.
De outra sorte, pergunto: é preciso que o povo entenda as PALAVRAS da Missa? Não! O que é preciso é entender a PRÓPRIA Missa! Todos entendemos todas as palavras da Missa? Claro que não. Há passagens de altíssima teologia, que quase ninguém entende. Mas isso não nos impede de colher frutos da Missa. Se o entendimento das palavras da Missa fosse necessário para cresceres espiritualmente e para apreenderes os frutos da liturgia, então só doutores em teologia iriam à Missa, só eles se beneficiariam. 
 Muitos analfabetos, que nem sequer sabiam seu idioma direito, iam à Missa em latim e se santificavam na Idade Média, e até poucos anos. Por acaso, eles se afastaram da Igreja por não entenderem latim? Pelo contrário, se santificaram!
Quando Nosso Senhor Jesus Cristo falava ensinando ao Povo,usava o aramaico,lingua do Povo por isso o sermão deve ser feito,normalmente em vernáculo.mas Quando Nosso Senhor estava no Calvário ele disse: "Eli, Eli, lama sabactani", e os judeus não entenderam o que Jesus disse. E porque não entenderam? Por que, na hora do seu divino sacrifício, Jesus não usou a língua do povo. Usou o hebraico, língua sagrada. Usou a língua litúrgica, que o povo normalmente não entendia.Por isso a Missa  sempre foi rezada além de palavras latinas, também hebraicas (Amén, Hosanah, Aleluiah) e gregas (o Kyrie), porque a sentença de Pilatos, condenando Cristo à morte, foi escrita nessas três línguas.(Jo 19,19-20)

Mas “a Missa em latim não catequizará o povo” – é o que podem dizer alguns...

Ocorre que Missa não é catequese. Missa em latim. Catequese em português. Nunca se deu catequese em latim (salvo para os que o entendem). Somos catequizados pelos meios de catequese: livros, aulas, a homilia na Missa, tudo isso em português.
O único modo pelo qual podemos entender a Missa como catequese é considerando-a em suas cerimônias como algo que nos ensina, passo a passo, os mistérios da fé. Se é assim, há mais um argumento a favor do latim: o uso de uma outra língua, distinta da comum, demonstra que estamos diante de algo sagrado. E isso é catequese. A melhor de todas: a que mostra que a Missa não é show, é sacrifício.

O uso de um idioma diferente do que estamos acostumados mostra que a liturgia é algo sacro. O latim demonstraria que estamos em outro clima, em outra atmosfera. Mostraria a solenidade do momento. E isso é importante para bem compreendermos a liturgia. Imagina, estás falando em português o todo tempo. De repente, chegas na igreja, e começa o culto: "In nomine Patris et Filio et Spiritus Sanctus". Já estás em outro local. É o céu na terra. Até a língua muda!
O latim, por ser língua morta, está protegido das constantes mudanças de significado dos idiomas vivos e, por isso, preserva de modo muito mais eficaz o correto entendimento da doutrina. As línguas modernas assumem significados cada vez mais diversos para seus vocábulos. Hoje, uma palavra tem um sentido, amanhã a mesma terá outro. Como o latim é uma língua morta, isso não ocorre. As palavras terão sempre o mesmo sentido, e assim a doutrina é corretamente transmitida, diminuindo a possibilidade de maus entendidos. 
O motivo de muitos não gostarem do latim é por não terem entendido o que é a Missa, ainda. A Missa é PARA DEUS, não para os homens. Não somos nós que temos de entender as palavras, mas Deus. por isso é secundário que o povo entenda as palavras da Missa,o povo na verdade precisa conhecer o que é a Missa!
Enfim, o maior uso do latim desperta nas pessoas mais reverência, mais entendimento do que realmente seja a Santa Missa, mais respeito e amor pela Eucaristia.

Conclusão


Diante de Tudo isso que se disse aqui,Esperamos que com esta campanha possamos conseguir diminuir os preconceitos que se tem com Esta Missa,e assim conseguirmos o maior número possível de pessoas simpatizantes aqui na cidade á ela.porque se Temos Hoje em nossa cidade Missas como: “Da Graça,da Família e do Turista” porque então não podemos ter também uma Missa em Latim?Missa essa que a Nossa Igreja Católica sempre a rezou! Apesar da Reforma Litúrgica,o latim para quem não sabe continuou a ser a lingua Litúrgica do Rito Romano.a Prova disso que o Próprio Concilio Vaticano II foi  claro ao pedir que:

Seja conservado o uso da língua latina nos Ritos Latinos”(Concilio Vaticano II,Constituição Sacrosanctum Concilium,36)
Por isso amigos que não valorizar a tradição representada pelo latim, por outro lado, é não entender nada da fé católica. Uma Missa em latim evoca a universalidade da Igreja, e mostra que a Igreja tem dois mil anos.  A Nossa fé não nasceu ontem. Estar em uma Missa em latim mostra-nos que estamos juntos naquilo que os santos viveram,Estar em uma Missa em latim é ter uma Fé sempre Jovem, Por isso também o Padre diz nesta Missa:
Introibo ad altare Dei (Subirei ao altar de Deus)

E os fiéis respondem:

Ad Deum qui lætificat juventutem meam.  (Do Deus que alegra a minha juventude) 

Caso os irmãos e irmãs tenham  Interesse, poderei fazer uma visita á sua casa ou á comunidade para falarmos pessoalmente sobre tal assunto.é só ligar para (81)9927-3004,ou então enviar e-mail para 

edgar.leandro@uol.com.br ou edgar.leandro@hotmail.com

Atenciosamente,

Ad Majorem Dei Gloriam,

EDGAR LEANDRO DA SILVA-COORDENADOR


Fontes: “São Francisco de Sales e o latim na Missa”(Site Montfort)
             “alguns motivos do latim na Liturgia”(Site Veritatis Splendor)
               Catecismo Romano.


Sem comentários:

Enviar um comentário